Comunicação

Notícias

  • ASSERPE apoia campanha "Stop Hate for Profit"

    13/07/2020 - Asserpe
    "Pare de da Lucro ao Ódio" valoriza investimento publicitário em veículos que não difundem Fake News

    A Asserpe, Associação das Empresas de Rádio e TV de Pernambuco, é signatária da campanha "Stop Hate for Profit" , "Pare de dar lucro ao ódio", que valoriza o investimento publicitário em veículos tradicionais, onde não há a presença de campanhas relacionadas a ódio e segregação, racismo, violência e Fake News. Essa campanha ganhou o mundo a partir desse fenômeno nas redes sociais.

    Gigantes como Starbucks, Coca-Cola, Diageo e Unilever anunciaram no final de junho que pretendem suspender suas propagandas em algumas plataformas de mídia social como protesto contra a falta de ação contra "discurso de ódio" nessas redes.

    Outras multinacionais já haviam anunciado medidas semelhantes recentemente. A Coca-Cola vem pedindo "maior responsabilização" das empresas de mídia social.

    A Coca-Cola anunciou que vai interromper sua publicidade em todas as plataformas de mídia social em todo o mundo. Já a Unilever, dona de diversas marcas de comida e higiene, disse que reduzirá pela metade sua publicidade no Twitter, Facebook e Instagram até "pelo menos" o resto de 2020.

    Os anúncios das empresas foram feitos depois de o Facebook ter tomado a polêmica decisão de moderar o conteúdo postado na sua plataforma. Muitos acreditam que a medida é insuficiente para combater a disseminação dos discursos de ódio na rede.

    Por outro lado, a Asserpe tem defendido que o mercado publicitário rediscuta a presença das emissoras nas redes sociais, onde o conteúdo é aferido, sem a falta de controle geral das redes. "O rádio e a TV, ao contrário, agregam valor às redes sociais. O face, Instagram ou Twitter de uma emissora tem múltiplas possibilidades. Há rádios vendendo por exemplo espaços exclusivos nas redes sociais e fora do dion, por exemplo", destaca o presidente da entidade Nill Júnior.

    VÍDEO - FICHA TÉCNICA:
    Texto: Nilo Gomes
    Produção Star Stúdio
    www.starstudio.com.br
    (53) 9-9806-6667
    Gentilmente cedido para veiculação da Asserpe